Você pode não identificar por esse nome, mas a colecistectomia também é conhecida como Cirurgia da Vesícula!
É isso mesmo, a colecistectomia nada mais é do que a operação de retirada desse órgão localizado abaixo do fígado, no lado direito do abdômen.
É uma intervenção bastante comum e possui baixíssimos índices de mortalidade. A seguir você irá entender melhor sobre os principais aspectos deste procedimento!
Quando ela é indicada?
A vesícula biliar é responsável por armazenar e descarregar a bile no duodeno durante o processo de digestão.
A necessidade de sua retirada se apresenta quando:
- Há presença de cálculos em seu interior;
- Apresenta pólipos grandes ou em crescimento;
- Colecistite com pedra na vesícula;
- Cólicas biliares;
- Colecistite acalculosa;
- Tumores da vesícula biliar;
- Histórico de colecistite aguda;
- Pancreatites biliares.
Como ela é feita?
A colecistectomia, é atualmente realizada mediante anestesia geral do paciente. O método mais utilizado é o da videolaparoscopia, em que são inseridas quatro cânulas através de pequenas incisões feitas no abdômen da pessoa.
São introduzidas câmeras de vídeo e instrumentos cirúrgicos que realizam a separação da vesícula de outros órgãos, sendo retirada por uma dessas incisões.
Pós-operatório e recuperação
Após o procedimento, o paciente pode passar no máximo um dia internado ou ser liberado no mesmo dia da realização da cirurgia.
Pode existir a presença de dores ao redor do umbigo, sensação de inchaço e dores nos ombros, mas essas queixas podem ser facilmente resolvidas com a prescrição de analgésicos e outros medicamentos.
A alimentação se inicia logo após a operação, assim como pequenos exercícios como caminhar. A dieta varia conforme a tolerância do indivíduo, nos primeiros dias devem ser evitados alimentos gordurosos. A alimentação completa pode ser retomada após 2 ou 3 dias.
Sobre a recuperação, é rápida e bastante simples. Quando submetido a uma laparoscopia, há um período determinado de 10 dias para recuperação completa, mas dependendo do caso o paciente pode se recuperar integralmente ao passar de alguns poucos dias.
Algum conhecido seu está com dúvida sobre o assunto? Indique a matéria para ele!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!