A obesidade pode ser considerada uma epidemia?

A obesidade pode ser considerada uma epidemia?
A obesidade pode ser considerada uma epidemia?

A obesidade é sim, considerada uma doença em estado de epidemia no mundo todo, inclusive no Brasil.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), atualmente existem mais de 18 milhões de pessoas obesas no país, e se pensarmos em somente quem está sobrepeso esse número chega aos 70 milhões. A cada ano, surgem 2 milhões de novos casos.

Esse crescimento exponencial da doença está muito atrelada, na maioria dos casos, aos hábitos alimentares e estilo de vida sedentários das pessoas. Sem perceber, e movidos por estresse, ansiedade e um ambiente que não promove nem um pouco uma alimentação saudável, a pessoa logo se vê afligida pela doença e suas consequências.

Mas quais são as causas e prevenções para se evitar desenvolver esse problema crônico durante a sua vida? Continue lendo para descobrir!

Principais causas

Mesmo com a grande frequência de casos de obesidade estarem de fato conectadas com maus hábitos alimentares e ausência da prática de atividades físicas, ela ainda pode ser proveniente de outras fontes.

Muito se fala do fator genético, afinal, se em uma família, pai e mãe, ou somente um deles, é obeso, a probabilidade do filho nascer com esse gene é muito maior. E se em casa não existir um cuidado desde cedo, a obesidade fica mais suscetível para surgir ao longo da vida.

Fatores emocionais contribuem muito para o desenrolar da doença. Distúrbios psicológicos têm muita relação com o consumo de alimentos de baixo ganho nutricional, pois os indivíduos muitas vezes veem uma forma de escapismo em situações de angústia e ansiedade.

Riscos da obesidade

A obesidade se caracteriza por uma doença silenciosa, sendo costumeiramente notada mais pelas transformações corporais do que por sintomas em si.

Contudo, a condição de acúmulo de gordura corporal, gera a oportunidade perfeita para o desenvolvimento de outras doenças tão graves quanto ela. É o caso da Diabetes Tipo 2, hipertensão, osteoartroses, doenças respiratórias, disfunção erétil, e assim por diante.

Note que não é apenas um aspecto do organismo afligido pela doença. Praticamente todos os sistemas têm seu funcionamento afetado, trazendo riscos gravíssimos para o dia a dia da pessoa.

Acrescentamos ainda os problemas de autoestima, depressão, culpa, e outros fatores psicológicos que colocam uma carga ainda maior sobre a forma com que o paciente lida com a sua própria saúde.

Como posso me prevenir?

A prevenção começa pela sua mesa do café, almoço e jantar. A alimentação é o primeiro passo a ser dado para iniciar uma rotina mais saudável e se proteger dos malefícios da obesidade.

Prefira alimentos mais saudáveis como frutas, legumes e vegetais, bem como alimentos integrais no lugar de refinados. Evite também embutidos, fast foods, comidas congeladas.

A quantidade é importante também, coloque no prato somente o necessário para saciar sua fome, coma devagar e com tranquilidade, e evite comer fora de hora.

Adotar os exercícios físicos em sua vida também é importante. Além de ser uma ótima forma de manter o peso controlado, você ainda acessa outros benefícios como maior bem-estar pelo estímulo de hormônios ligados a essa sensação. Uma simples caminhada diária de meia hora já é o suficiente!

Quer cuidar melhor da sua saúde? Entre em contato e agende sua consulta!

A obesidade pode ser considerada uma epidemia?

Conheça o Dr. Bruno Maranhão

Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!

Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.

Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.

Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.

Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!

Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!

Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!

Fale comigo agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *