A procura por um tratamento bariátrico para reduzir o peso pode vir com diferentes expectativas para cada paciente.
Um dos muitos motivos que levam uma pessoa a se submeter ao procedimento bariátrico é o desejo de ter filhos. E pensando especificamente no caso das pacientes mulheres, essa se mostra uma decisão ideal para obter maiores chances de engravidar.
Entre tantos malefícios que a obesidade traz ao indivíduo está a redução do desejo sexual e o impacto na fertilidade do paciente. Quando uma mulher obesa engravida há muitos riscos tanto para ela, quanto para o bebê.
A bariátrica favorece o restabelecimento do equilíbrio hormonal, o que promove melhores taxas de uma gravidez mais segura. Porém, existem alguns cuidados a serem tomados.
Esperar por um ano
A recomendação mais dada a pacientes que passaram pela bariátrica e que desejam engravidar, é a de que é necessário esperar pelo menos um ano após o procedimento para então realizar as tentativas de fato.
Isso porque esse primeiro ano é o mais importante na redução do peso com o tratamento pós-operatório. É aqui que os primeiros resultados surgem, além de ser um período vital para a adoção de novos hábitos.
Sem contar que a bariátrica pode provocar em alguns casos dificuldades na absorção de algumas vitaminas essenciais para o desenvolvimento do feto.
E lembre-se, a gravidez deve ser bem planejada antes mesmo da operação bariátrica. Isso serve para você corrigir possíveis deficiências nutricionais e preparar o corpo para as grandes transformações que estão por vir, tanto pela cirurgia, quanto pela gravidez.
Tudo se trata de equilíbrio, e o acompanhamento médico deve seguir mesmo após esse um ano, simultâneo a gravidez, para que a futura mamãe dê à luz a um bebê saudável.
A bariátrica oferece mais essa alegria a pacientes que sofrem de obesidade, mas sempre devemos ter em mente que obesidade é uma doença delicada e necessita de atenção em todos os fatores que a envolvem!
Se você se identificou com essa situação entre em contato comigo! Ficarei muito feliz em ajudá-la.
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!