Se você procura se inteirar sobre assuntos relacionados aos tratamentos da obesidade e suas doenças associadas, provavelmente já deve ter se deparado com outro tipo de cirurgia parecida com a bariátrica, falo aqui da cirurgia metabólica!
Ambas utilizam técnicas semelhantes, mas será que significam a mesma coisa? Vem comigo entender melhor as diferenças entre elas!
Cirurgia bariátrica
A famosa cirurgia bariátrica é um dos, senão a mais indicada forma de tratamento para pessoas com obesidade grave que não conseguem emagrecer por vias tradicionais.
Existem diferentes técnicas de abordagem da bariátrica, cada uma amplamente estudada e indicada de acordo com o estado de saúde do paciente, dentro de suas limitações. Duas das principais e mais realizadas são o Bypass Gástrico e o Sleeve (Gastrectomia Vertical).
Nos dois casos, salvo algumas outras diferenças, são realizadas alterações na anatomia do estômago para promover a produção de substâncias ligadas à saciedade, auxiliando na redução da quantidade de comida ingerida para se sentir satisfeito.
Como consequência, além da redução drástica de peso, a bariátrica oferece um melhor controle de diversas comorbidades relacionadas ao excesso de peso, tais como: diabetes tipo 2, hipertensão, osteoartroses, doenças cardiorrespiratórias, entre tantas outras.
Cirurgia metabólica
Em contrapartida, a cirurgia metabólica tem um intuito muito mais focado do que a bariátrica em si. Ela é indicada principalmente a pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 e que apresentam um descontrole acentuado da doença.
Diante disso, apenas o tratamento cirúrgico pode surtir algum resultado positivo e devolver o bem-estar ao paciente. Através da metabólica, são considerados alguns critérios diferentes dos analisados quando alguém quer fazer a bariátrica. Por exemplo:
- Pessoas que não tenham apresentado resultados satisfatórios no controle do diabetes tipo 2 com outras vias de tratamento;
- Apresentem IMC entre 30 e 35 kg/m².
Além disso, a técnica empregada nesse caso é somente o Bypass Gástrico, por ser o método mais estudado e aplicado.
Para mais informações agende sua consulta!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!