Como a obesidade afeta a sexualidade?

Como a obesidade afeta a sexualidade?
Como a obesidade afeta a sexualidade?

É amplamente conhecido o quanto a obesidade está diretamente ligada às dificuldades e complicações na vida sexual de pacientes que têm de lidar com a doença e suas tantas outras doenças associadas.

Um dos maiores fatores para a diminuição da libido em pessoas obesas, tanto em homens, quanto em mulheres, é a alteração hormonal causada justamente pelo sobrepeso. O excesso de massa corporal afeta a produção dos hormônios ligados à sexualidade, e também afeta o bom funcionamento dos órgãos sexuais.

Se você deseja entender melhor como essa condição tão séria afeta a vida sexual em homens e mulheres, continue lendo para descobrir!

Em homens…

Como dito anteriormente, a obesidade gera um desequilíbrio nas taxas hormonais, principalmente na produção de testosterona, hormônio relacionado a libido tanto em homens, quanto em mulheres.

No caso deles, homens obesos acabam produzindo uma substância leptina em alta quantidade. Essa substância age sobre as células nos testículos, responsáveis pela produção do hormônio. Quando em excesso, a leptina corta o desejo sexual.

Além disso, nos homens há maior concentração da enzima aromatase, que tem como principal função a transformaçãotransformação da testosterona em estradiol (hormônio feminino), comprometendo a sexualidade e organismo de forma geral.

… E nelas

No caso das mulheres, fora o fato de terem a testosterona reduzida, há também uma queda nos níveis de estrogênio.

Esse desequilíbrio aflige não somente o desejo sexual, como também leva a consequências para o organismo, por exemplo: alteração no tamanho das mamas; retarda o amadurecimento dos óvulos; aumenta a TPM e altera o ciclo menstrual.

Outro complicador, que incide sobre ambos os sexos, é a piora da circulação sanguínea, fortemente afetada pelo excesso de peso. Com uma vascularização prejudicada, os órgãos genitais não recebem sangue o suficiente, comprometendo a excitação.

Um problema que afeta o emocional

Mais uma complicação que acaba afetando a vida sexual de pacientes obesos é em relação a sua autoestima. Diante desse fato, toda e qualquer interação social, e até a vida íntima com os seus parceiros se torna um completo pesadelo.

Por isso que junto ao tratamento de redução de peso, é realizado um acompanhamento psicológico para tratar até mesmo esses fatores emocionais que também podem ser o principal gatilho para um bloqueio na vida e desempenho sexual do paciente.

Portanto, reitero a importância de um acompanhamento multidisciplinar que envolva todos os aspectos e necessidades do paciente. Desde uma implementação de rotina alimentar e de atividades físicas, até um acolhimento e tratamento psicológico com especialistas adequados.

Você tem outras dúvidas sobre o assunto? Então entre em contato e agende sua consulta!

Como a obesidade afeta a sexualidade?

Conheça o Dr. Bruno Maranhão

Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!

Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.

Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.

Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.

Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!

Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!

Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!

Fale comigo agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *