É claro que a preocupação em relação à quantidade de peso perdida após a bariátrica não poderia ficar de fora das questões que envolvem o procedimento.
Antes de falarmos em números, quero salientar aqui que a cirurgia bariátrica não é o ponto final no tratamento da obesidade. A perda de peso e a manutenção dos resultados dependem também da disciplina do paciente em relação às transformações em sua rotina alimentar e de atividades físicas.
Sem a dedicação e sem a adaptação às mudanças no estilo de vida, toda a operação pode se mostrar em vão. Outro ponto que influencia o quanto o paciente irá perder de peso envolve a técnica utilizada. Entenda a seguir quanto peso se perde com a bariátrica de acordo com os 2 principais métodos utilizados:
Bypass: cirurgia mista em que se reduz o tamanho do estômago para aproximadamente 50ml e se realiza um desvio intestinal. Paciente perde de 60 a 80% do excesso de peso. No primeiro ano pós-operatório a perda é mais acentuada e depois vai se atenuando até atingir a fase de platô ( entre um ano e meio a dois anos da cirurgia), em que o peso se estabiliza. É a cirurgia mais realizada no Brasil.
Sleeve (Gastrectomia Vertical): procedimento em que se reduz apenas o tamanho do estômago (estômago operado fica com aproximadamente 150ml, em formato de um tubo fino e comprido). No primeiro ano pós-operatório o paciente perde algo entre 50 a 70% do excesso de peso. Pacientes geralmente continuam emagrecendo por até dois anos até atingir a estabilidade do peso. Cirurgia mais realizada nos Estados Unidos.
Outro fator importante, e que independente da técnica escolhida, o paciente bariátrico irá passar pela “fase de ouro”na perda de peso, em que percebe uma acentuada redução de peso que ocorre nos primeiros 6 meses até 01 ano da cirurgia.
Não há atualmente na literatura medica uma técnica melhor que a outra. As duas tem suas peculiaridades. A melhor cirurgia deve ser estudada e discutida entre o médico e paciente.
Para atingir os objetivos traçados é necessário seguir à risca as orientações da equipe médica e nutricional e manter o foco e a disposição!
Achou esse conteúdo interessante e tem mais dúvidas? Então aproveite para entrar em contato comigo, ficarei feliz em respondê-las!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!