A videolaparoscopia é um dos maiores exemplos de avanços tecnológicos na medicina.
Amplamente utilizada em procedimentos que envolvem o diagnóstico e cirurgias na região abdominal e pélvica, é considerada um dos maiores avanços em tratamentos cirúrgicos por se tratar de um procedimento minimamente invasivo.
Como funciona
Pelo nome já podemos ter uma primeira ideia de como é realizada. Ela é feita integralmente com o acompanhamento por vídeo.
Aplicada a anestesia geral no paciente, são feitas pequenas incisões (menores que 1,5 cm) onde são posicionados os trocáteres para a introdução dos instrumentos que serão utilizados: câmera e pinças.
A partir disso, é possível ao cirurgião retirar materiais para análise ou até mesmo colocar em prática intervenções cirúrgicas que visem a retirada de um órgão.
Algumas das cirurgias digestivas mais realizadas pela videolaparoscopia, são:
- Cirurgias de retirada da vesícula biliar (colecistectomia);
- Cirurgia de retirada apêndice cecal (apendicectomia);
- Refluxo gastroesofágicos (Cirurgia de Hérnia de Hiato);
- Hérnias abdominais (Herniorrafia inguinal e Herniorrafia recidivante);
Vantagens da videolaparoscopia
As vantagens são advindas do menor trauma cirúrgico e menor resposta inflamatória. Quanto menor o corte na pele e no músculo, menos reação inflamatória. Quanto menor a manipulação dos órgãos menor o estímulo para inflamação e mais rápida a recuperação.
Com a necessidade de incisões minúsculas a pessoa submetida a esse método sofre menos de dores e tem necessidade de menor tempo de internação. Além disso, há riscos diminutos de possíveis infecções derivadas do corte realizado, oferecendo uma recuperação mais rápida.
Fora esses fatores, a estética também é beneficiada, afinal não existe a presença de cortes maiores que deixem grandes cicatrizes.
Leu até aqui? Comente SIM!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!