Pessoas obesas frequentemente enfrentam transtornos emocionais que podem surgir devido a pressões sociais, estigma, dificuldade em lidar com a imagem corporal e o impacto na qualidade de vida. Abaixo, explico um pouco sobre 4 transtornos emocionais mais comuns entre pessoas obesas. Confira:
- 1. Depressão: A melancolia que não cessa, desesperança de mudanças, distorção de si e a falta de prazer em suas atividades são alguns dos sintomas mais frequentes da depressão entre pacientes obesos.
- 2. Ansiedade: Preocupações constantes, antecipação de problemas, medo e inseguranças sobre o futuro e um impacto considerável na sua disposição e foco, além de irritabilidade, levam a redução de produtividade além de isolamento social.
- 3. Baixa autoestima: A baixa autoestima se apresenta geralmente com distorções de sua autoimagem, causando limitações em suas interações sociais, com potencial elevado de prejudicar vários aspectos da vida de um indivíduo.
- 4. Transtornos alimentares: Boa parte dos pacientes obesos apresentam transtornos alimentares que geram padrões de comportamento relacionados a forma com que se relacionam com a alimentação. Assim, parte considerável do problema do sobrepeso tem origem psicológica que cria um ciclo vicioso em suas vidas.
Identificou-se com algum desses transtornos? Então entre em contato e agende a sua consulta!
Assuntos relacionados:
- Relembrando: Pessoas dentro desses critérios que podem fazer a cirurgia bariátrica
- Dores do Refluxo: 5 Atitudes para aproveitar o final de ano sem sofrer com sintomas
- 5 perguntas mais frequentes que recebo no meu consultório para você começar o ano sem dúvidas!
- Quer amenizar os sintomas de refluxo? Então você deve fazer isso…
- Equívocos comuns cometidos por pacientes, antes da cirurgia bariátrica
- Você sabe como se formam as hernias? Confira essa linha do tempo!
- Sabe como a bariátrica evoluiu até os dias atuais? Então confira comigo nessa linha do tempo!
- Bypass X Sleeve – qual é mais indicada para quem tem refluxo?
- O processo de perda de peso não termina com a bariátrica
- Você sabe qual a associação entre o ganho de peso e uma saúde mental em desalinho? Confira aqui!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!