É importante lembrar que a obesidade é um assunto complexo e cada criança é única. No entanto, existem alguns sinais comuns que podem indicar a possibilidade de uma criança estar acima do peso ou em risco de desenvolver obesidade. Aqui estão cinco sinais que podem ser indicadores de obesidade infantil:
- 1. Índice de massa corporal (IMC) elevado: o IMC é uma medida que relaciona o peso e a altura de uma pessoa. Um IMC acima do normal para a faixa etária da criança pode ser um indicativo de excesso de peso.
- 2. Mudanças no padrão de crescimento: se a criança estiver ganhando peso em um ritmo muito acelerado em relação ao seu crescimento em altura, isso pode indicar excesso de peso. É aconselhável monitorar o crescimento e consultar um profissional de saúde para uma avaliação mais precisa.
- 3. Hábitos alimentares desequilibrados: uma dieta rica em alimentos processados, fast food, doces, refrigerantes e com baixa ingestão de frutas, legumes e alimentos nutritivos pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade.
- 4. Inatividade física: se a criança passa a maior parte do tempo sedentária, seja assistindo televisão, jogando videogames ou usando dispositivos eletrônicos, sem participar regularmente de atividades físicas, isso pode contribuir para o excesso de peso.
- 5. Histórico familiar: a obesidade tende a ter uma predisposição genética. Se há casos de obesidade na família, a criança pode ter uma maior probabilidade de desenvolver excesso de peso. No entanto, lembre-se que o estilo de vida e os hábitos alimentares também desempenham um papel fundamental.
Um profissional de saúde poderá fazer uma avaliação completa, considerando vários fatores, como histórico médico, crescimento, hábitos alimentares e atividade física, e fornecer orientações adequadas e personalizadas para controlar o peso e promover um estilo de vida saudável.
O conteúdo foi útil para você? Então agende sua consulta!
Assuntos relacionados:
- Relembrando: Pessoas dentro desses critérios que podem fazer a cirurgia bariátrica
- Dores do Refluxo: 5 Atitudes para aproveitar o final de ano sem sofrer com sintomas
- 5 perguntas mais frequentes que recebo no meu consultório para você começar o ano sem dúvidas!
- Quer amenizar os sintomas de refluxo? Então você deve fazer isso…
- Equívocos comuns cometidos por pacientes, antes da cirurgia bariátrica
- Você sabe como se formam as hernias? Confira essa linha do tempo!
- Sabe como a bariátrica evoluiu até os dias atuais? Então confira comigo nessa linha do tempo!
- Bypass X Sleeve – qual é mais indicada para quem tem refluxo?
- O processo de perda de peso não termina com a bariátrica
- Você sabe qual a associação entre o ganho de peso e uma saúde mental em desalinho? Confira aqui!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!