Como a bariátrica ainda é um assunto que gera muitas dúvidas, separei 3 das mais frequentes questões de pacientes. Confira:
1. Corro o risco de ter anemia após o procedimento? – mulheres têm maior tendência a anemia pós-operatória devido à menstruação e deficiência de ferro. Tal situação, quando diagnosticada, é tratada imediatamente pela equipe multidisciplinar com suplementação e ajuste na dieta.
2. Posso voltar a engordar após a cirurgia bariátrica? – a questão do reganho é já esperada pela equipe multidisciplinar. Há uma margem de reganho prevista, o que não sugere um retorno dos problemas com a obesidade. Entretanto, é importante o acompanhamento constante para não ocorrer desvios que comprometam os resultados.
3. Mulheres podem engravidar após a cirurgia bariátrica? – a paciente é liberada para engravidar após 18-24meses de pós-operatório, quando o peso já está estabilizado. Antes desse período, recomenda-se a anticoncepção. Anticoncepcionais orais (pílulas) devem ser evitados, porque podem ter seu efeito reduzido. O ideal é consultar sua ginecologista para discutir a melhor abordagem.
Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta pelo site!
Assuntos relacionados:
- Relembrando: Pessoas dentro desses critérios que podem fazer a cirurgia bariátrica
- Dores do Refluxo: 5 Atitudes para aproveitar o final de ano sem sofrer com sintomas
- 5 perguntas mais frequentes que recebo no meu consultório para você começar o ano sem dúvidas!
- Quer amenizar os sintomas de refluxo? Então você deve fazer isso…
- Equívocos comuns cometidos por pacientes, antes da cirurgia bariátrica
- Você sabe como se formam as hernias? Confira essa linha do tempo!
- Sabe como a bariátrica evoluiu até os dias atuais? Então confira comigo nessa linha do tempo!
- Bypass X Sleeve – qual é mais indicada para quem tem refluxo?
- O processo de perda de peso não termina com a bariátrica
- Você sabe qual a associação entre o ganho de peso e uma saúde mental em desalinho? Confira aqui!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!