Como a obesidade afeta a imunidade?

Como a obesidade afeta a imunidade?
Como a obesidade afeta a imunidade?

O sistema imune sofre diversas alterações em decorrência direta da obesidade, e tais alterações podem contribuir para essa suscetibilidade aumentada ao desenvolvimento de doenças crônicas e infecciosas.

A obesidade, quando há maior acúmulo de gordura abdominal, é associada ao aumento de produção de mediadores inflamatórios, levando a um estado de inflamação crônico leve. Esse ambiente inflamatório afeta a imunidade, diminuindo sua resposta frente a alguns patógenos.

Ao prejudicar a imunidade, a obesidade aumenta o risco de infecções, principalmente o risco associado a doenças virais. Algumas doenças que se tornam mais possíveis de se desenvolver com a obesidade e a baixa imunidade são: diabetes, doenças cardíacas, hipertensão, insuficiência renal crônica, e assim por diante.

Tem alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua consulta pelo site!

Como a obesidade afeta a imunidade?

Assuntos relacionados:

Dr. Bruno, quais vitaminas e minerais devem ser repostos após a cirurgia bariátrica? Todos bariátricos precisam tomar?

Conheça o Dr. Bruno Maranhão

Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!

Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.

Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.

Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.

Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!

Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!

Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!

Fale comigo agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *