Dr. Bruno responde: obesidade mórbida é genética?

Dr. Bruno responde: obesidade mórbida é genética?
Dr. Bruno responde: obesidade mórbida é genética?

A obesidade pode sim ter uma relação com a genética. Alguns estudos estimam que os genes contribuem em 25-40% para a obesidade.

Os genes da obesidade podem exercer os seus efeitos alterando os gastos energéticos do organismo, o apetite ou a forma como o organismo processa os nutrientes.

Filhos de obesos tem uma chance maior de se tornarem obesos (parte pela genética, parte pelos hábitos alimentares da família).

Entretanto, a genética não define sozinha a configuração corporal da pessoa. Certamente esses indivíduos terão um pouco mais de dificuldade, mas sim é possível emagrecer mesmo com uma herança genética não favorável.

E os principais recursos para isso são a dieta e o exercício e alguns casos selecionados a cirurgia bariátrica.

Compartilhe o post!

Dr. Bruno responde: obesidade mórbida é genética?

Assuntos relacionados:

Conheça o Dr. Bruno Maranhão

Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!

Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.

Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.

Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.

Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!

Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!

Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!

Fale comigo agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *