É possível, sim, viver normalmente sem a vesícula biliar. Colecistectomia é o nome dado a cirurgia de retirada da vesícula biliar, quando esta sofre com a presença de cálculos (pedras), prejudicando suas funções.
Esse procedimento pode ser feito tanto por uma cirurgia convencional, como também por uma cirurgia minimamente invasiva, via laparoscopia, onde são necessários apenas alguns furos no abdômen para a retirada da vesícula.
Com a retirada da vesícula, a bile produzida no fígado, vai continuar sendo produzida, mas em vez de ficar armazenada na vesícula, vai logo para o intestino para eliminar a gordura dos alimentos e não a gordura do corpo.
Por isso, por mais que seja possível seguir sem a vesícula, é importante o paciente atentar-se a alimentação, evitando opções gordurosas, de baixo ganho nutritivo, como frituras, ultraprocessados e outros.
Feita a cirurgia para retirada da vesícula, o paciente poderá voltar ao trabalho, a dirigir e a fazer exercícios leves dentro de 1 semana no caso de cirurgia por laparoscopia, ou após 2 semanas, no caso da cirurgia convencional.
O post esclareceu suas dúvidas? Deixe um SIM nos comentários!
Assuntos relacionados:
- Relembrando: Pessoas dentro desses critérios que podem fazer a cirurgia bariátrica
- Dores do Refluxo: 5 Atitudes para aproveitar o final de ano sem sofrer com sintomas
- 5 perguntas mais frequentes que recebo no meu consultório para você começar o ano sem dúvidas!
- Quer amenizar os sintomas de refluxo? Então você deve fazer isso…
- Equívocos comuns cometidos por pacientes, antes da cirurgia bariátrica
- Você sabe como se formam as hernias? Confira essa linha do tempo!
- Sabe como a bariátrica evoluiu até os dias atuais? Então confira comigo nessa linha do tempo!
- Bypass X Sleeve – qual é mais indicada para quem tem refluxo?
- O processo de perda de peso não termina com a bariátrica
- Você sabe qual a associação entre o ganho de peso e uma saúde mental em desalinho? Confira aqui!
Conheça o Dr. Bruno Maranhão
Olá! Meu nome é Bruno Souza de Albuquerque Maranhão, mas para facilitar as apresentações, pode me chamar de doutor Bruno!
Sou médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e minha carreira como médico digestivo já se estende por 15 anos.
Neto, filho e irmão de médicos, nunca tive dúvidas em relação ao caminho que queria trilhar.
Ao longo dos meus estudos me especializei em cirurgia do aparelho digestivo, e na técnica de videolaparoscopia minimamente invasiva.
Trabalho com a medicina baseada em evidências, alinhando conhecimento técnico, avançado e atual, a um atendimento humano e preocupado com o paciente como um todo!
Deixo aqui um convite para você conhecer mais sobre os serviços que ofereço para a sua qualidade de vida, e também para me conhecer melhor!
Com certeza, juntos, podemos encontrar as melhores soluções para lhe devolver seu bem-estar!